quinta-feira, 19 de junho de 2008

O outro lado da sexta-feira 13/06!


Praça da Répública :fonte: apeoesp

Dia 13/06 participei na Praça da República, centro da "Paulicéia desvairada", da manifestação dos professores da rede estadual de ensino. A reivindicação da nossa categoria gira sempre em torno das condições de trabalho (péssimas por sinal). Se não bastasse isto, ainda temos que agüentar decretos absurdos do nosso governador, que impede a remoção dos docentes, limita as faltas médicas...claro, professores não são tratados como seres humanos, logo não ficamos doentes!!!
Isso sem citar a nova proposta pedagógica de "encino" (vide cartilha do professor de inglês, 8ª série do 2º bimestre).
Voltando a manifestação do dia 13, foi noticiado pela mídia que cerca de 5.000 baderneiros, atrapalharam o trânsito de São Paulo. Uma manifestação pacífica de docentes, lutando pelos seus direitos, foi simplificada desta forma por pseudo-jornalistas. Só lembrando, éramos mais de 15.000 "baderneiros", as fotos a seguir comprovam.


sentido Av Paulista foto: Camila Mafra

Durante a Assembléia, foi decidida a greve e a passeata seguiu rumo a Avenida Paulista, saímos da República às 17: 30. Durante a passeata, sentamos na Avenida Consolação, sinal de uma manifestação pacífica, volto a repetir!

A chegada na Av. Paulista foi emocionante, todos os docentes cantando juntos. Entramos na Av. parando os dois sentidos, durante alguns minutos. E claro, que esse fato teve conseqüências...



Percebi que os policiais militares entraram em formação.....preparei a máquina p/ tirar fotos e, coincidentemente segundos antes as luzes da Paulista foram desligadas, tirei uma foto(péssima), e quando percebi já não enxergava mais nada, não pela escuridão, mas pelo spray de pimenta.

sem luz na Paulista? foto: Camila Mafra

Sim, nós “docentes baderneiros” fomos atacados pela pm com o tal do spray. Só uma dica: se caso algum dia tiver o infeliz prazer de sentir os efeitos desse spray , não esfregue os olhos, nem tente limpar. Fica pior...experiência própria!!! Deixe as lágrimas rolarem....

Cuidado com o Spray! foto : Camila Mafra



Será que o fato foi noticiado? Alguém leu algo como: “Docentes em manifestação pacífica são atacados com spray de pimenta”?

Com isso, refletimos muito sobre a atual desvalorização de nossa categoria. Como somos tratados pelo Poder Público?

Com descaso...
Pela Pm?

Como pessoas que oferecem risco aos demais cidadãos... Fico imaginando quais seriam os riscos que nós oferecíamos naquele momento...nossa arma era nossa voz!!!

Pela mídia?

Nem precisa comentar....

Deixo aqui minhas inquietações e espero a próxima Assembléia, marcada para 20/06/08 sexta-feira


por Camila Mafra

5 comentários:

Renato disse...

Olá!

Conheço muito bem como a mídia consegue manipular os fatos em suas publicações. Já participei de manifestação em que tudo foi muito bem tranqüilo e ao chegar em casa e consultar em jornais online, ver manchetes como "professores entram em conflito com batalhão de choque", sendo que não houve nada do tipo. Por isso acho muito importante blogs como este que podem mostrar às pessoas como as coisas não são exatamente como outras mídias "confiáveis' mostram. Blogs são escritos por pessoas como a Cris que não têm que se preocupar em seguir cartilhas editoriais.

E como dizia Oswald de Andrade: "A verdade é a realidade interpretada". E como a mídia interpreta?

A Folha Online, por exemplo, não mostra que o Decreto 53.037 de 28/05/08 pode gerar uma onda de corrupção na categoria ao propor provas e/ou concursos regionais aos professores. Pode ocorrer que pessoas que podem estar ligadas à estas provas podem manipular resultados, favorecer pessoas para atribuírem aulas e desfavorecer outras, fazer com que aquele profissional que tem mais experiência fique no fim da lista para poder trabalhar. E estou apenas fazendo um curtíssimo comentário sobre um artigo deste decreto. Gilberto Dimenstein, onde está a sua opinião sobre esta greve?

Bem, muitas pessoas que não trabalham na área de educação (pública, quero deixar ben claro) acham que estas greves e paralisações de professores são apenas para bagunça e que professor só enrola na sala de aula. Estas pessoas não conhecem bem o trabalho de um profissional que se dedica a educação pública e deveriam ler blogs como este e acredito que deve haver muitos outros, poderiam até mesmo visitar as escolas e conversar com diretores, coordenadores e professores sobre as condições que o Estado dá ao docente realizar o seu trabalho.

Hoje a Secretaria de Educação anunciou um aumento de cerca de 12% para o professorado paulista bem na véspera de uma assembléia para decidir os rumos da greve. Por que será? A Secretaria quer "comprar" os professores?

Até mais!

Unknown disse...

". De que foge o presidente eleito José Serra ?

. Dos estudantes das escolas estaduais ?

. Dos estudantes da USP ?

. Do engarrafamento em São Paulo ?

. Do fantasma dos sete mortos na cratera do Metrô ?

. Do Promotor que vai pra cima dos dirigentes do Metrô e dos funcionários das empreiteiras que abriram a cratera ?

. Do contrato “porteira fechada”, que ainda vai, como dizem os paulistas, “aprontar” uma pra ele ?

. Do fantasma do Coronel Hermínio, que combatia a corrupção na Polícia e cujos assassinos não se sabe quem são ?

. Do Abadía, que entende da matéria e disse que, enquanto não se fechar o Denarc, não acaba o tráfico de drogas em São Paulo ?

. Do ínclito delegado Tanganelli, que tirou férias ?

. Dos promotores de São Paulo, que não deixam a Polícia de São Paulo incinerar farinha de trigo como se fosse cocaína ?

. Do aumento de impostos para financiar as obras do Metrô ?

. Do engarrafamento em cima da ponte “bonitinha, mas ordinária”, a ponte “seu Frias”, que liga o engarrafamento do lado de cá ao engarrafamento do lado de lá ?

. Da candidatura de Geraldo Kassab ?

. Da candidatura de Gilberto Alckmin ?

. Dos presidentes do Bradesco, Itaú e Santander, que querem participar do leilão da Nossa Caixa ?

. Da irmã do Daniel Dantas ?

. Do Aécio Neves ?

. Do Fernando de Barros e Silva, que, ontem na Folha (da Tarde *), na pág. 2, “Geraldo Kassab”, disse que Serra, como não pôde ir a Marte, foi para Tóquio (*2) ..."

Paulo Henrique Amorim

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

José "Erra", nosso querido Governador e exímio atirador de elite, resolveu considerar os professores um alvo constante de seus projéteis, acertando em cheio, "bem no alvo" de nossa dignidade e de nossas expectativas em relação a nossa profissão. Não cabe aqui entrar no mérito de nossas relações profissionais e nem mesmo adjetivar qualidades e defeitos inerentes aos profissionais da educação, mesmo em uma perspectiva individual ou coletiva, todos somos os alvos de uma política educacional que visa culpar o professor por todos os problemas relacionados as Escolas e ao teor pedagógico com que é preenchido o cotidiano do aluno durante estes doze anos de "tucanato", vale dizer que não sigo nenhuma linha política mas apenas as observo em perspectiva e percebo todos os dias quais são as intenções de um governo totalmente desprovido da capacidade de analisar as reais situações e circunstâncias, as quais, levaram a Educação para o "beco" das estastísticas e da subversidade. Esta luta é desigual, isto é fato, a mídia receita suas pílulas em pequenas doses, são estas as doses subliminares que tem como objetivo desprover a população de qualquer resquício de senso crítico ou análise, e isto também afetou alguns profissionais da educação que simplesmente deixaram de acreditar que se continuarmos sendo o alvo preferido do nosso "atirador de elite", não haverá uma profissão digna, que é este nosso ofício, que sobreviva aos "tiros disparados" com extrema perícia política mas sem nenhum apreço pela dignidade ou responsabilidade.
O discurso de luta é conhecido, mas as suas realidades são únicas, o seu sabor é único e ele pertence à aquela pessoa, que por um mísero instante, levantou-se contra ao que é estabelecido e tornou o contraditório sua própria bandeira, parte integrante da sua alma, mesmo sabendo da desigualdade de se lutar contra um gigante que observa a tudo sem poder, ao menos, tocar seus dedos no chão e sentir o que os pequenos mortais sentem quando lhes é dado a sabedoria.

Jorge E.Cardoso Rocha disse...

estou feliz de ter feito parte desse dia, e entender como a mídia brasileira mente para o povo.