quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Contradições e segregação no ensino estadual de São Paulo

Caros companheiros de luta, nesta manhã de 13/08 tive acesso através do site da Secretaria de educação de São Paulo, ao felizes relatos de alguns profissionais ligados ao projeto Ler e Escrever que é voltado para alunos em fase de alfabatização das primeiras séries do ensino fundamental I.

Entretanto fiquei mais reflexiva do que feliz com os resultados, pois esse mesmo programa Ler e Escreever me negou auxílio no mês de Junho de 2008. vejam, não sou professora do fundamental I, entretanto mesmo no fundamental II, devido as formas de aprovação tenho esse ano alguns alunos não alfabetizados, repito, NÃO alafabetizados na 6ª série do ensino fundamental II. Ao ter consciência de tal fato motivei-me em fazer alguma coisa, e desde março estou trabalhando com eles de forma diferenciada afim de que consigamos até dezembro final do ano letivo, um resultado positivo.

No meio desta caminhada tive a "brilhante " idéia de solicitar materiais ao tal projeto Ler e Escrever e ai que me deparei com essa contradição e segregação entre alunos da rede pública, seguem abaixo os emails trocados entre eu e a secretaria de educação.

--------

email enviado por mim para a equipe do projeto Ler e escrever disponibilizado no site da Secretaria e educação do Estado de São Paulo.
De: cristina email xxxxx@yahoo.com.br
Enviada em: terça-feira, 15 de julho de 2008 00:13Para: Gestão - BolsaAssunto: contato Nome: Cristina Mensagem: Olá, sou professora de geografia efetiva na rede estadual, inicialmente trabalho com Ensino Médio e este ano tenho 3 salas de 6ª série, e descobri que muitos alunos não estão alfabetizados e foram aprovados automaticamente da 5ª série para a 6ª série sem sanar o problema, o que fiz para ajudar? estou com estes alunos desdes março fazendo um projeto de alfabetização, como não sou pedagoga, estou sempre buscando materiais e achei o projeto. Gostaria de solicitar para nossa escola um kit alfabetização do projeto Ler e Escrever, mas somos de ciclo II e Médio, como podemos fazer?
obrigada professora Cristina ..
-------------------------------------------
Vejam que animadora esta resposta:

Gestão - Bolsa escreveu: Cristina, não dispomos desse material para doação, venda ou empréstimo, mas indicamos um link onde será possível baixar os arquivos, gravar e imprimir: http://cenp.edunet.sp.gov.br/letravida . Parabéns pela iniciativa e boa sorte! Atenciosamente: Equipe de Gestão InstitucionalLer e Escrever/Bolsa
------------------------------
Link do ler http://lereescrever.edunet.sp.gov.br/site/

---

Um esclarecimento se faz necessário, quando fiz esta solicitação, já havia impresso boa parte do material, em minha impressora pessoal, pois as enviadas para a escola não podem ser usadas já que o "toner" de tinta, é muito caro e as verbas da escola não contemplam sua aquisição e não houve por parte da secretaria nenhuma verba específica até então para aquisição destes suplementos.

O ensino público é direito de todos os cidadãos , é garantido por lei, os recursos para que esse ensino público se realize também são resposnsabilidade do governo. Pois esse ensino público não gratuito , é bancado por todos nós contribuintes , que pagamos a cada dia impostos mais altos, e não temos direito de saber Ler e Escrever.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá para todos professores ativos!!

Quero desejar a todos um excelente ano de 2009 aos profissionais mais injustiçados da classe operaria brasileira!!

Apesar de tudo o nosso trabalho é o que nos chamamos de inclusão!!

Abraços!!

Educação Superior Particular disse...

http://ces3.wordpress.com/
Blog da Educação Superior Particular